terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arrogância x Autoconfiança

Estava lendo o mangá Tarot Café estes dias quando vi este tema nos comentários da autora - Sang-Sun Park - ...(só pra constar o mangá é muito bom, indico)...ai me veio a mente comentar sobre este tema, porque, afinal, se encaixou muito sobre o que penso de certas pessoas que passaram ou que passam constantemente pela minha vida.

No mangá ela diz:


" ...se não aceitar o novo nem ouvir o que os outros têm a dizer, você será deixado de fora de muitas coisas.
Não é facil mudar seu interior, mas se você acredita estar certo o tempo todo e não encontra razões para crescer, você é um poço de àgua estagnada em constante apodrecimento. Aqui está a diferença."


"Isto é bom o suficiente...Não posso fazer nada melhor...Eu sou melhor do que todo mundo..." Este tipo de pensamento é a base de toda a arrogância. "Ainda não cheguei lá, mas sei que posso conseguir...". Isto é autoconfiança.

"O que define a autoconfiança é a possibilidade de melhorar a si mesmo e a força de vontade para por tudo para a frente."

Esse texto me marcou muito, pois eu vejo cada dia mais pessoas "se achando", e achando que podem tudo, que são melhores em tudo, que pensam melhor que todo mundo, e que são donas da razão.

Aí que está: NINGUÉM é dono da razão. Todo mundo tem suas razões e não adianta discutir sobre algumas coisas.
Lógico que existem pessoas mais informadas. Claro que existem pessoas mais cabeça-dura, que não abrem a mente pra outras realidades, mas é aí que entra uma questão que falo tanto: Respeito, educação e humildade. Acredito que esta tríade é a base de qualquer ser humano. Se um ser humano é constituido disso, ele tende a ser autoconfiante. Mas se ele não dispoe destas qualidades, então lamento afirmar que ele é uma criatura arrogante.

Respeito pelos outros seres, incluindo seu ponto de vista, sua capacidade, seu ritmo. Educação para saber o quê e a hora certa de falar, criticar, comentar, aconselhar...E humildade para saber que ninguém é melhor que ninguém, e que você não é a ultima bolacha do pacote.

Claro que todo mundo tem defeitos. Nenhum ser humano é perfeito, mas temos que tentar abrir a consciência e evoluirmos ao ponto de entendermos exatamente estes defeitos. Sei que também não sou perfeita, mas o caminho é exatamente esse: admitirmos nossos erros e defeitos e fazermos o máximo para melhorar sempre, ao invés de acharmos que já somos bons o suficiente!!!

Espero que estes seres humanos possam crescer e evoluir a ponto de adquirir esta base, e, com isso, substituir a arrogância pela autoconfiança.

1 comentários:

Draylton disse...

Sou bem cabeça dura, mas você acertou no ponto com esse texto. Ficar parado sem aprender, sem aceitar o novo, e achando que todo mundo tá errado é o caminho mais fácil pra ficar sozinho o resto da vida.
Não é sempre abaixar a cabeça para tudo o que os outros dizem, mas ouvir e ponderar.
Abraços.

Postar um comentário