quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bullying


Bullying

Bullying é o tipo de agressão ocorrida geralmente nas escolas contra crianças e adolescentes que se diferem de algum modo dos demais. As agressões podem ser verbais, psicologias, morais e muitas vezes física e são contínuas.
Esse tipo de agressão ocorre há muito tempo, mas vem ganhando repercussão recente. Não sei se a causa disso é que as agressões estão se tornando piores e mais maldosas, mas sinto dizer que a sociedade e as escolas demoraram muito para enxergar o problema.
Eu sofri de bullying por algum tempo da minha vida escolar. Na infância era ignorada por ser tímida e ter a auto-estima muito baixa. No começo da adolescência passei por humilhação, então eu sei que não é nada legal, e que deixa marcas.
Geralmente começa quando as crianças começam a ter noções de maldade (e digo, crianças podem ser muito más) e ocorre principalmente na adolescência, quando a maldade se torna explicita e o raciocínio é o que algumas pessoas nessa idade geralmente menos usam.
Isso deixa marcas para o resto da vida. Você que nunca sofreu pode achar exagero algo da infância e adolescência marcar sua vida adulta, mas quem sofreu sabe. Minha auto-estima diminuiu mais ainda e tive um trabalhão para sair desse poço de rebaixamento... Até que um dia cansei. Por mim mesma resolvi que não iria mais sofrer. Mostrei a todos quem eu era, e minha fase final, no colégio, foi melhor.
Hoje minha auto-estima evoluiu muito, me aceito, sou feliz, chingo se tiver que chingar, seu me defender, e se alguém me “zoa” eu rio da pessoa e sinto pena, que é o sentimento mais adequado a esse tipo de gente fútil e sem ideias.
Mas, se eu disser que esqueci da cara de algumas pessoas que me agrediram, não esqueci, até hoje não consigo perdoar e entender certas coisas e pessoas.
Mas a gente vê muita coisa por ai. Muita maldade. Esses dias vi uma noticia sobre Bullying numa faculdade púlica. Sim!!! E pensar que universitários (ainda mais de faculdades publicas) deveriam ser mais maduros né? Pois tem gente que não cresce, realmente. Eu acho que esses criminosos deveriam, no mínimo, perder o direito ao curso e a formação superior, mas você acha que vai acontecer algo com eles? Enfim...
Se você presenciar algum tipo de agressão, denuncie aos seus professores ou diretores (na minha época ninguém dava a mínima, mas acho que hoje dão, afinal, está na mídia, e só assim pro pessoal prestar atenção), se algum amigo ou colega seu sofre bullying, dê seu apoio, fique ao seu lado. Lute por essa causa mesmo que você não sofra, pois um dia pode ser seus filhos, e pode ter certeza de uma coisa... Não é nada bom, pode prejudicar a formação e muitos campos da vida da pessoa, não é frescura. E forme seus filhos de forma que eles expressem quando tem algo errado.
Bullying é crime e seus praticantes são criminosos. Não devemos ter pena, devemos exigir ação.

0 comentários:

Postar um comentário