quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O que faz você feliz?

Bom dia!

Estava eu no onibus lendo a revista Galileu deste mês. A matéria de capa fala sobre o valor da felicidade. Ela me fez pensar a respeito de algumas coisas as quais eu sentia e também me fez visualizar algumas coisas que eu necessitava. Não vou fazer uma resenha da matéria, tanto porque ao fim deste post tem um link, mas vou falar meu ponto de vista a respeito do assunto.

Eu sempre tive um pequeno conflito interno relacionado a como utilizar o dinheiro. Não digo na parte de investimentos mas sim de aproveitamento pessoal. Sempre pensei que gastando com coisas materiais eu aproveitaria melhor ele, afinal, coisas materiais a gente possui, uma vez que utilizar este dinheiro com coisas passageiras, como comida, viagens, etc., passam e acabou... Mas sempre tive duvida quanto a isso, sempre pensava que eu deveria estar errada, no fundo eu queria estar errada... E eis que esta matéria veio a iluminar meu campo de visão mental... Ela diz que felicidade se adquire com a experiências, que devemos priorizar investimentos que trazem boas experiências e relacionamentos em vez de grandes gastos... Afinal, a felicidade é uma experiência e não uma constante... Ou seja, varias experiências boas te deixam mais feliz do que uma experiência breve, como é o caso de um bem físico. Por isso muitas pessoas preferem gastar o dinheiro com viagens e jantares do que com roupas e sapatos... Nunca entendi essas pessoas, mas sempre quis ser assim, acho que agora posso parar para refletir a respeito disso.

Felicidade é experiência, ainda mais quando envolve relações interpessoais... Acredito que nós, seres humanos, superestimamos o dinheiro, não que a gente tenha que rejeitá-lo, muito pelo contrário, mas devemos ver que não é só nisso que devemos focar, ele deve ser bem gasto, ele tem que nos ajudar a ser felizes e não ser o motivo da nossa felicidade.

O que te faz feliz? pare e pense nas vezes que você foi feliz mas não reparou, pois estava focado exatamente em conseguir felicidade... Temos a mania de achar que felicidade é alcançada se tivermos isso ou aquilo, e que esta vai durar para sempre quando você alcançar o tal desejo, mas não é nada disso, temos que aproveitar cada minuto, cada experiência, cada coisa que deixa a gente feliz, acho que esse é o grande segredo, tão perto de nós mas tão longe, pois está na nossa frente mas não damos atenção.

Estamos tão ocupados pensando que algo poderia ser melhor que esquecemos de ver que talvez esteja bom e simplesmente aproveitar.

Outra coisa que me deixou reflexiva (essas viagens de ônibus as vezes nos deixam bem pensativos) foi quando o bus parou num farol, e do lado tinha uns caras fazendo malabarismo e tal... Eles eram bons e ao final da apresentação, antes da abertura do farol, as pessoas dos carros que apreciaram a apresentação não deram nenhum dinheiro a eles... É tão dificil dividir uma quantidade tão ínfima do que se tem com pessoas de boa vontade? Por que a gente não dá valor  a arte, as atitudes? Nós simplesmente não prestamos atenção nestas pequenas coisas que podem fazer nosso dia melhor.

Acho que realmente temos muito o que caminhar, temos que dar mais valor as coisas que estão tão próximas de nós, temos que aprender a viver, a entender a felicidade, a deixarmos de ser um pouco o Eu para ser mais o Nós... Temos que ver que o mundo não é assim tão complicado, somos nós que complicamos ele, por querermos sempre as coisas mais inalcançáveis. Não digo não lutar pelo que se quer, mas entender que nem tudo o que buscamos está distante, necessita de luta... Temos coisas ao nosso alcance que devem ser muito bem aproveitadas!

Bom dia a todos! =)

Prévia da matéria aqui



5 comentários:

HARDMAD disse...

Gostei muito dos temas dos seus posts!
Vou passar por aqui sempre que puder pra dar uma olhada.
Acho que o melhor lugar do mundo para filosofar sobre a vida e o cotidiano é no transporte público. Sempre tenho idéias absurdas quando estou voltando pra casa de algum lugar.

ElfaAzul disse...

Obrigada, passa sempre que quiser hehe ^^

HARDMAD disse...

Ah, que linda, muito obrigada pelo link!
=)
Coloquei você lá também em "Vale a pena ver!"
Vamos manter contato!
(esperando novo post para comentara)
Beijo!

ElfaAzul disse...

Que legal! Obrigada =)

Márcio Fernandes disse...

Pelas boas memórias que ficaram comigo, o jantar de R$ 117,20 da semana passada foi uma barganha!

Por falar nisso, aceito suas sugestões para um bom local onde sirva comida japonesa aí em SP. Daqui a um mês e meio vou dar uma passada por aí ;D

Postar um comentário