domingo, 8 de agosto de 2010

Tudo é uma troca

Boa noite blogueiros queridos!

Devo admitir que os dois principais motivos de eu ter dado uma parada nos posts foram a preguiça e a falta de idéias.
Bem, é uma vergonha a preguiça né, mas o frio deixa todo mundo assim.
Quanto as idéias, estas ainda não deram o ar da graça (cérebro não funciona no frio), mas eu vou fazer o que posso.
Outro dia pela manhã ouvi meu pai falando: ah até que enfim o inverno chegou, já está acabando a época...
Então eu falei: claro, a lei do universo é simples: tudo é uma troca. Nós, seres humanos, subjugamos a terra a favor de nosso conforto. Nós usamos nossos carros, construímos nossos prédios, jogamos nosso esgoto nos rios e o lixo em qualquer canto. Agora temos que pagar, não temos?
E um reflexo dessa dívida são as mudanças climáticas. Assim como os desastres naturais que andam acontecendo e nos deixam surpresos pelo momento, intensidade e forma de acontecer, as mudanças climáticas só mostram o desequilíbrio do planeta que nós provocamos. Este desequilíbrio prova que o planeta está cobrando nossa divida.
Mas, o que podemos fazer?
A natureza é inteligente. Se nós, seres humanos, deixássemos de existir, ela se reestruturaria em séculos ou menos. Temos que admitir que não podemos deixar de viver sem o progresso que criamos. Não podemos deixar de lado a luz elétrica e os automóveis para voltar a uma época arcaica, mas podemos evitar os exageros.
Estes exageros são coisas tolas do dia-a-dia que só dependem de pequenos sacrifícios e, acima de tudo, de nossas consciências.
Com essa consciência, utilizaríamos os recursos do planeta e seguiríamos nossas vidas, mas de forma mais correta, digna.
Não podemos mudar completamente o mundo, mas podemos mudá-lo da maneira necessária e certa para todos. É fácil ter um mundo melhor, é só a consciência coletiva querer.

0 comentários:

Postar um comentário