terça-feira, 25 de maio de 2010

Impostos, Impostos, Impostos...

Mais conhecidos como Impostos, os tributos formam a receita da União, Estados e municípios e abrangem impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios. 

A carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, passando de duas a tres vezes mais que o valor do segundo colocado (Argentina) em 2004.

Trabalhamos cerca de cinco meses no ano só para pagar impostos. Impostos como de combustíveis, por exemplo, podem chegar a quase 50% do valor total do produto. Alimentos então, de 30 a 40%. Eletrônicos? compre em site internacional, que virá até 3 vezes mais barato (falo por experiência propria).

Os tributos (impostos, contribuições, taxas, contribuições de melhoria) já passam de 80 no Brasil.

Tudo o que você pode imaginar estar utilizando ou comprando contém tributo. Energia, água, comida, higiene, necessidades pessoais, lazer, transporte...TUDO, exatamente TUDO, te tira uma boa fatia do seu dinheiro.

Você acorda cedo, toma banho, toma café (isso quando dá tempo), leva os filhos pra escola, vai trabalhar (ou pega um transporte público caríssimo e hiperlotado, além de cheio de problemas, ou vai de carro e demora uma eternidade no trânsito, pagando um absurdo de combustivel). Trabalha o dia todo, volta pra casa (mais umas duas horinhas ai mais ou menos), ou vai pra faculdade, volta pra casa, nao da tempo  nem de comer direito, dorme 5 horas por noite ou menos (isso sem contar mais o monte de tarefas que você tem que fazer... pagando imposto, claro).

E o que você recebe? dinheiro...pra pagar imposto.

Sim, pra onde vai o dinheiro desses impostos? você sabe? claro, os impostos são necessários, mas ha mesmo a necessidade de se pagar quase 40% de imposto em cima do que você come? ou quase 50% em cima do combustivel que você usa para ir trabalhar?

Me diz, você utiliza saude publica? é boa? e as escolas? sao de qualidade? porque, quem consegue um dinheirinho a mais depois de pagar todo esse monte de imposto coloca os filhos em escolas particulares e pagam convênios médicos particulares?

E, enquanto isso, quanto o prefeito da sua cidade, os deputados, os senadores estão ganhando??? e quanto eles estão trabalhando? será que eles trabalham muito mais do que você e pagam muito mais impostos? Duvido...

Quer saber mais?

http://www.brazil-brasil.com/content/view/280/105/

http://www.portaltributario.com.br/tributos.htm

http://historiavermelha.blogspot.com/2007/12/o-que-so-tributos.html

Veja também o IMPOSTOMETRO:

http://www.contribuintecidadao.org.br/