segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Livrarias onde estão vocês?

Olá gente!

Como ja citei anteriormente, eu participo de uma rede social de livros chamada O livreiro, e algumas vezes já conversei com pessoas em alguns topicos sobre livrarias que dizem que suas cidades não têm nenhuma livraria... Como assim? Como podem existir cidades sem livraria gente?

Para quem gosta do mundo da leitura sabe: imaginar uma cidade sem livrarias é um pesadelo.

E o que mais me choca é: como isso é possivel? não dá pra aceitar... Como um país pode deixar faltar livrarias em uma cidade? isso é culpa de quem? do governo? das pessoas que não incentivam o comércio por falta de interesse?

Mas na minha humilde opinião, toda cidade tem que ter uma livraria pelo menos, pois sempre tem gente interessada em cultura, assim como essas pessoas que converso no livreiro.

Poxa gente, isso é inaceitável!!! E como saber se uma cidade não tem interesse por uma livraria? tem sempre que ter alguém interessado em montar uma...uma cidade sem uma livraria é uma cidade incompleta!

Presidente, vamos incentivar a leitura e o comercio em cidades pequenas!!!

Ainda bem que existem as livrarias virtuais...como o submarino que é muito bom!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Para onde vai seu lixo?

Você é daquelas pessoas que, quando te perguntam porque voce jogou aquele papel no chão você diz que foi porque nao tem lixeira e culpa a prefeitura pela cidade estar tão imunda? ou voce é daquelas pessoas que leva uma sacolinha dentro da bolsa ou mochila e coloca seus dejetos ali dentro até encontrar um local apropriado para jogar?

Vejo muito nos jornais o povo reclamando da prefeitura, reclamando da sujeira, das enchentes...mas coleta seletiva existe na maior parte destes lugares...lixões comunitários também existem em todo lugar...porque existem sofás jogados nos rios, pneus encostados nos muros ou um monte de papel no chão das ruas? foi o prefeito que levou até lá ou foi o cidadão que jogou?

Hoje vi que estão pegando um pouco no pé com isso (ano de eleição ou pressão da mídia?)...uns caras a noite jogando lixo no acostamento foram pegos pela policia...apenas um no momento da reportagem ia ser condenado a crime ambiental (500 reais de multa ou ate um ano de prisão, GRANDE coisa), e os outros ainda iam ser avaliados...acho que ai falta caráter para ambos os lados.

Mas fico pensando porque o povo nao assume a propria culpa e tende a sempre colocar a culpa no governo...é tão dificil assim ter caráter? parece que, pra maioria do povo brasileiro sim.

Não defendo os politicos, ao contrário, a corrupção corre solta neste país, porém o povo é acomodado, isso não se pode negar. Agora, culpa de quem? culpa do governo que não ensina, que faz questão de deixar o povo na escuridão da ignorância para que não possam ver seus atos criminosos e possam trocar seus votos por uma "bolsa família" ou um jogo de futebol, ou culpa do povo que faz questão de fingir que não sabe de nada e continua adormecido na ignorância suprema?

E quem paga por isso é, entre muitos outros, a natureza, com esse lixo todo rolando solta por ai.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arrogância x Autoconfiança

Estava lendo o mangá Tarot Café estes dias quando vi este tema nos comentários da autora - Sang-Sun Park - ...(só pra constar o mangá é muito bom, indico)...ai me veio a mente comentar sobre este tema, porque, afinal, se encaixou muito sobre o que penso de certas pessoas que passaram ou que passam constantemente pela minha vida.

No mangá ela diz:


" ...se não aceitar o novo nem ouvir o que os outros têm a dizer, você será deixado de fora de muitas coisas.
Não é facil mudar seu interior, mas se você acredita estar certo o tempo todo e não encontra razões para crescer, você é um poço de àgua estagnada em constante apodrecimento. Aqui está a diferença."


"Isto é bom o suficiente...Não posso fazer nada melhor...Eu sou melhor do que todo mundo..." Este tipo de pensamento é a base de toda a arrogância. "Ainda não cheguei lá, mas sei que posso conseguir...". Isto é autoconfiança.

"O que define a autoconfiança é a possibilidade de melhorar a si mesmo e a força de vontade para por tudo para a frente."

Esse texto me marcou muito, pois eu vejo cada dia mais pessoas "se achando", e achando que podem tudo, que são melhores em tudo, que pensam melhor que todo mundo, e que são donas da razão.

Aí que está: NINGUÉM é dono da razão. Todo mundo tem suas razões e não adianta discutir sobre algumas coisas.
Lógico que existem pessoas mais informadas. Claro que existem pessoas mais cabeça-dura, que não abrem a mente pra outras realidades, mas é aí que entra uma questão que falo tanto: Respeito, educação e humildade. Acredito que esta tríade é a base de qualquer ser humano. Se um ser humano é constituido disso, ele tende a ser autoconfiante. Mas se ele não dispoe destas qualidades, então lamento afirmar que ele é uma criatura arrogante.

Respeito pelos outros seres, incluindo seu ponto de vista, sua capacidade, seu ritmo. Educação para saber o quê e a hora certa de falar, criticar, comentar, aconselhar...E humildade para saber que ninguém é melhor que ninguém, e que você não é a ultima bolacha do pacote.

Claro que todo mundo tem defeitos. Nenhum ser humano é perfeito, mas temos que tentar abrir a consciência e evoluirmos ao ponto de entendermos exatamente estes defeitos. Sei que também não sou perfeita, mas o caminho é exatamente esse: admitirmos nossos erros e defeitos e fazermos o máximo para melhorar sempre, ao invés de acharmos que já somos bons o suficiente!!!

Espero que estes seres humanos possam crescer e evoluir a ponto de adquirir esta base, e, com isso, substituir a arrogância pela autoconfiança.